Argamassa
Parte 1: Laboratório 1. Conversão do traço em volume para traço em massa
Areia: mu= 1,65 kg/dm³
CP V ARI: mu= 1,16 kg/dm³
CP II-Z: mu= 0,92 kg/dm³
Cal CH-III: mu= 0,69 kg/dm³
Conversão: [pic]
1.2. Execução, consistência e moldagem de argamassas - Preparar 6 moldes– identificar com nome da equipe e grupo, conforme quadro acima. Passar desmoldante. - identificar 3 moldes para determinação da massa específica (1, 2 e 3) - medir os 3 moldes anteriormente identificados – diâmetro e profundidade – anotar os valores - determinar a massa dos moldes vazios (mmv) - (3 cps) massa específica - pesar os materiais secos em quantidade suficiente para 6 corpos-de-prova (( 2,5 kg de areia) - fazer a argamassa, conforme orientações dadas em aula - determinar o índice de consistência (260 ( 10mm) - determinar a massa dos moldes cheios (mmc) (3 cps), para a cálculo da massa específica. Importante: completar a tabela 1 com os dados coletados durante a realização da moldagem para que não faltem informações
1.3. Deverão ser moldados 6 corpos-de-prova de argamassa, sendo, 3 para ensaio de resistência à compressão axial e 3 para o ensaio de tração por compressão diametral. • Colocar a argamassa nos moldes, em 4 camadas de altura aproximadamente iguais, recebendo cada camada 30 golpes uniformes com soquete. • Curar as argamassas em ambiente de laboratório.
1.4. Ruptura dos corpos-de-prova • Os corpos-de-prova deverão ser rompidos aos 28 dias de idade. Agendar horário na secretaria do CETEC. Completar as tabelas 2 e 3 com os resultados. • Os corpos-de-prova destinados ao ensaio de resistência à compressão axial deverão ser capeados. Cabe aos componentes de cada equipe certificar-se que o capeamento esteja realizado no mínimo 24 horas antes da realização do ensaio.
1.5. Fórmulas a serem empregadas para calcular as propriedades Resistência à