Argamassa Estabilizada
- Cuidados RedobradosDefinição:
É uma argamassa úmida completamente pronta para utilização. Suprime a necessidade de fabricação de argamassa internamente na obra. É fornecida com a consistência adequada à utilização e apresenta ótima trabalhabilidade, a qual se mantém por 36h a 72h.
FIGURA 1 - Argamassa sendo entregue na obra por um caminhão betoneira
Esse tipo de argamassa é fornecida em caminhões betoneira e cobrado pelo volume entregue, ou seja, por m³ - Figura 1
Qualquer argamassa é basicamente composta por 3 itens, muito embora a estabilizada não possua cal na composição:
Agregados
(Cimento, areia, cal)
Água
Ar
Aglomerado - Argamassa
Da mesma forma que a massa de um bolo todos os insumos devem ser dosados na quantidade correta também misturados durante o tempo certo.
Fazendo uma analogia com a argamassa:
Farinha + ovos
Leite
Ar
Aglomerado - Bolo
A etapa de mistura da argamassa equivale a etapa que a massa do bolo fica na batedeira. Não se pode extrapolar as quantidades e o tempo de amassamento
(homogeneização) de ambas as misturas sob pena de comprometer a qualidade final dos produtos.
Para fazer o bolo crescer recorre-se ao uso do fermento, que nada mais é do que um incorporador de ar. Da mesma forma recorre-se a esse recurso na argamassa. O aumento da trabalhabilidade sempre estará ligado ao aumento do volume de pasta pelo aumento do teor de aglomerante, de água, de ar um de qualquer combinação feita com esses três elementos.
A modificação no teor de um desses parâmetros terá influência não somente sobre a trabalhabilidade mas sobre as demais características do aglomerado tanto no estado fresco como no endurecido.
Afim de aumentar a trabalhabilidade e também o volume final, alguns fabricantes de argamassa estabilizada recorrem a solução menos onerosa que é o uso em excesso do produto químico que faz a incorporação de ar tornando a mistura mais aerada e consequentemente