argamassa baritada
Trabalho de CTM :
Argamassa Baritada
Nova Venécia
2014
1
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a Argamassa Baritada, do que ela é feita, suas composições, e outros. O objetivo será mostrar onde ela é usada e suas especificações.
Está organizado em três partes importantes onde será falado primeiro de seu inicio, a história da argamassa o surgimento da barita, onde especificaremos de onde veio, e etc.;
A segunda parte falará do material utilizado na argamassa, também o modo de preparo da argamassa para sua utilização.
Por fim a terceira parte que falaremos sobre os possíveis danos causados ao meio ambiente. E o que a radiação pode causar no ambiente.
A metodologia usada foi a de pesquisa na internet na qual consta no final do trabalho suas bibliografias.
2
Histórico e Caracterização do Empreendimento
Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde se usava alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento ocorreu em Roma. Durante o império romano os homens tiveram a ideia de misturar um material aglomerante, a pozolana (cinzas vulcânicas), com materiais inertes, dando origem às primeiras argamassas. A Argamassa é um composto de areia e cimento, para preencher superfícies de construções.
A composição da argamassa baritada é feita da barita, Cerca de 90% da produção de barita é utilizada para aumentar a densidade das lamas de perfuração na indústria petrolífera. Também é usada na fabricação de tintas e de papel.
Sua alta densidade comparada a outras oferece melhor absorção de radiação e melhor aplicação. O seu nome tem, origem no grego baros (pesado) não é considerado toxico devido a sua elevada insolubilidade. Seu beneficiamento empregado em concentrados de barita consiste em: britagem, lavagem em classificador espiral e moagem. A seletividade é obtida por ácidos.