Argamassa armada
Argamassa Armada
Concreto protendido
Solo Grampeado
Alunos:
ÁLLAMO LÍUS
GUILHERME XIMENES
MAXWEL SOARES
LUIZ JÚNIOR
VALBERTO NEIVA MACIEL
Setembro de 2012
Introdução
O presente trabalho retratará as definições, características, aplicações, vantagens e desvantagens da Argamassa Armada assim como o Concreto Protendido e o Solo Grampeado.
Estas três técnicas são utilizadas na construção civil por diversos motivos que serão esclarecidos agora.
Argamassa Armada
A argamassa armada pode ser definida como um micro concreto armado, resultante da associação de argamassa (cimento/areia/água), com uma armadura de aço constituída por fios de pequeno diâmetro e pouco espaçados entre si (tela soldada).
Pode-se dizer que é um material intermediário entre o ferrocimento do engenheiro italiano Píer Luigi Nervi e o concreto armado, levando vantagem sobre este no que se refere à elasticidade, deformação de alongamento e fissuração.
Por sua grande versatilidade e pequena espessura das suas peças, pode adaptar-se a infinitas formas, sendo utilizada em: Abrigos para Passageiros, Algerozes e Prateleiras, Cadeiras para Piscina, Caixas d’água, Carteira Escolar, Cascas de Coberturas, Cascatas Para Piscina, Divisórias, Esculturas, Lajes Nervuradas, Lixeira, Mobiliário, Piscinas, Piso Elevado, Toldos e Pré-moldados diversos.
No Brasil, é regida pela norma NB-1259 E NBR-11173/89 da ABNT.
Características:
* Possui pequena espessura (20mm em média), o que lhe permite possuir baixo peso unitário, tornando-se adequado a construções leves. * Fácil modelagem * Fácil manuseio, pois a construção com a argamassa armada é semelhante a um "brinquedo de encaixe". * Necessita de equipamentos leves. * Apresenta ausência de fissuras macroscópicas quando sob impacto. * Possui adequada resistência mecânica. * Unidade de compra: m2
Observação: As formas utilizadas para a argamassa estão sendo