Areá Profissional Medicina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a palavra "saúde" como "estado de completo bem-estar físico, psicológico e social e não apenas a ausência de doença". Seguindo a premissa, a Medicina não se resume a um meio para a cura de doenças, sendo também responsável pela propagação do bem-estar. "É preciso ter a clara noção de que o médico é um instrumento de transformação social.
Seja qual for à especialização, algumas características não podem faltar a quem abraça a Medicina, como dedicação e interesse. O profissional deve permanecer atualizado sobre novas drogas, terapias e equipamentos. No dia a dia o médico faz diagnóstico, analisa exames, receita medicamentos e faz cirurgias. Ele participa ainda de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva. O mercado de trabalho vem se abrindo com áreas novas em segmentos como genética e estudo sobre os mecanismos da memória. "A busca por conhecimento deve ser contínua, sem esquecer o respeito, da ética e do humanismo, características fundamentais para alcançar o sucesso“.
O Pediatra
O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação.
Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.
O curso
O currículo é puxado, o período é integral e há seminários e pesquisas, além dos plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas, como anatomia e patologia. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Lidar com pacientes, só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Os dois anos de residência