Arezzo
As estratégias da Alpargatas são formuladas pela organização visando superar concorrentes, através da conquista de um posicionamento competitivo no mercado. Ela trabalha com marcas muito conhecidas, como a Havaianas e a Osklen, tornando-a assim mais forte com essas parceirias. Para se manter no mercado a Alpargatas aposta sempre na inovação e na diversificação dos seus produtos. Além do Brasil, a Alpargatas possui operações na Argentina, EUA e Europa e exporta para 107 países. Possui forte presença no varejo, com 583 lojas exclusivas, no Brasil e no exterior. De acordo com o site Exame, a companhia quer iniciar uma operação na Ásia até o final de 2015, no Vietnã. A meta é que no final de 2017 e início de 2018, a companhia se torne global.
Algumas marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas com seus respectivos produtos são: as Havaianas, com suas sandálias de borracha. Mizuno, linha de calçados e objetos desportivos. Timberland, linha de calçados e roupas casuais. Osklen, grife de roupas e calçados. Os concorrentes da Alpargatas serão apresentados mais adiante no trabalho.
Alpargatas não quer mais que as Havaianas sejam sinônimo só de chinelo. A estratégia agora é expandir a linha de produtos com a marca, incluindo bolsas, toalhas e, principalmente, tênis. De acordo com o site Exame, a companhia quer iniciar uma operação na Ásia até o final de 2015, no Vietnã. A meta é que no final de 2017 e início de 2018, a companhia se torne global.
Outra estratégia corporativa é a estratégia de fidelização, sendo usado do marketing para isso. O marketing é utilizado não apenas como ferramenta de divulgação do produto, mas como um meio para estabelecer um elo com o cliente conquistando sua fidelidade. Além disso, suas estratégias incluem fazer um planejamento, estudar sempre tendências de moda de cada cultura, fazer mudanças na distribuição dos produtos e o uso de campanhas publicitárias.
Competição entre empresas já existentes: