Arevolução de 1930
Tema: A revolução de 1930, Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro
Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de
Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em
1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de novembro do mesmo ano.
Referência bibliográfica: Dicionário Histórico Bio-Bibliográfico - FGV
Idéias importantes:
O verbete dá destaque inicial para os motivos, idéias, e objetivos que originaram a revolução de 1930, o que seria encontrando a partir da década de 1920 , que seria o resultado dos processos de urbanização, industrialização, organização de novas forças sociais, novos anseios por participação políticas de camadas médias e das massas urbanas que se organizou em forma de contestação ao poder oligárquico presente em solo brasileiro.
O tenentismo foi um dos principais embriões do processo revolucionário de 1930, pois já se organizara desde a década de 1920, e tinha como principal intenção a quebra da rígida estratificação hierárquica e a participação no sistema de poder. Acreditavam os tenentes que a revolução deveria partir de dentro dos quartéis.
Houve também divergência dentro da representação oligárquica pelo fato de esta privilegiar Minas e São Paulo , ficando os demais estados sem força política , porém esta divergência acreditava em mudança por meio das eleições.
Observações complementares:
O texto Vidas em compasso de espera, de Maria Luiza Tavares Ferreira e Jussemar
Weiss Gonçalves está dividido em três partes sendo a primeira a introdução ao assunto, a segunda que ressalta o desafio do educador e a terceira que é composta pela argumentação feita sobre a pesquisa e sua conclusão,constituindo-se em um texto de fácil leitura