Arellano E Albuquerque
GESTÃO PARTICIPATIVA – UM ESTUDO DE CASO
Eliete Bernal Arellano1
Lindolfo Galvão de Albuquerque2
RESUMO
O objetivo deste trabalho é fazer a análise de uma empresa de prestação de serviços, sob o foco de conceitos teóricos da administração participativa. A ótica do trabalho é demonstrar como um processo de mudança baseado na valorização das pessoas e no empowerment pode contribuir para sua mobilização e o comprometimento com os objetivos da empresa, aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer organização social.
1
2
Psicóloga. Atualmente cursando Mestrado no PRONUT - Programa de Nutrição
Humana Aplicada da Universidade de São Paulo, curso multidisciplinar das
Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade, Farmácia e Saúde
Pública. E-mail: ebernal@uol.com.br
Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Presidente do
Conselho Curador da Fundação Instituto de Administração/FEA/USP. E-mail: lgdalbuq@usp.br. Outubro de 1999
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer a análise de um caso de implantação de gestão participativa em uma empresa de prestação de serviços, sob o foco de conceitos teóricos existentes sobre o tema, através de uma pesquisa empírica, sob a forma de estudo de caso. A ótica do trabalho é demonstrar como um processo de mudança ocorre baseado na valorização das pessoas, no empowerment que auxilia no comprometimento e mobilização fundamentais para o sucesso de qualquer experiência envolvendo a gestão de pessoas na busca da eficiência organizacional.
Inicialmente, apresentaremos uma síntese conceitual da Administração Participativa, que servirá de subsídio para a análise do caso. A seguir, apresentaremos a metodologia utilizada e posteriormente apresentaremos a Descrição e análise do caso, contextualizando a teoria através da análise da Administração
Participativa da empresa X e suas práticas de Recursos Humanos alinhadas às