AREIA MOVEDIÇA
A areia movediça é um fenômeno natural. Ela é chão firme que se liquefez por uma supersaturação de água deixando o terreno com aspecto viscoso. O termo "movediça" se refere à facilidade com que a areia se move quando está nesse estado semilíquido.
É importante entender que a areia movediça não é um tipo diferente de solo, mas sim areia normal ou qualquer outro tipo de solo granulado. Trata-se de uma mistura pastosa de areia e água, em que a areia flutua na água. E pode acontecer em qualquer lugar sob as condições adequadas.
As areias movediças têm uma densidade surpreendente, e elas se comportam de maneira muito particular. A força necessária para retirar um pé preso na areia movediça é equivalente à necessária para levantar um carro médio.
Trata-se de um líquido não newtoniano. Em um líquido não newtoniano, ou não linear a viscosidade varia de forma não linear com a tensão aplicada. Se aplicarmos uma tensão pequena, a viscosidade é pequena e a pessoa afunda. Quando se aplica uma tensão grande a viscosidade aumenta muito e é possível correr sem afundar, então se a pessoa fizer movimentos bruscos a viscosidade aumenta impedindo a pessoa de se movimentar.
O experimento do comportamento da mistura do amido de milho com água (3:1) mostra que o grande problema é que esta substância parece ser um tanto sólida e um tanto líquida e, de fato, é exatamente dessa forma que se comporta uma mistura. Na verdade, essa uma mistura consiste em um sólido disperso num líquido, e quando a pressão é exercida sobre ela comporta-se como um sólido e, quando se deixa de exercer essa pressão, ela volta a ser como um líquido.
Este fenômeno é conhecido como suspensão: a resistência ao impacto deste separador de água situa-se entre as cadeias de amido de milho, e forma uma estrutura semirrígida. Quando a pressão é liberada, o amido de milho flui novamente. O mesmo acontece com a areia movediça.