Areas de atuação
1 INTRODUÇÃO 3
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Irei esclarecer algumas questões contábeis, como o objetivo de estudo das Ciências Atuariais, as principais características do profissional atuário, a importância e função da controladoria dentro da empresa, o órgão regulamentador para o trabalho do atuário, regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário, elisão Fiscal e Evasão Fiscal, auditoria interna e externa, aplicabilidade e características, a importância dos controles internos.
2 PRODUÇÃO TEXTUAL
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.
Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
O campo de trabalho em atuária no Brasil tornou-se mais vasto a partir dos anos 90. Com um mercado financeiro e de seguros menos desenvolvido de então, não havia muito espaço para estes profissionais. Outro motivo que restringia a demanda para atuários foi também prejudicado pelo modelo de regulação adotado até o fim da Ditadura Militar, que, via Susep, implementava uma política restritiva às inovações no setor.
A partir de uma liberação do mercado e do incremento na formação, empresas, especialmente do setor financeiro, vêm se valendo dos conhecimentos do atuário para diversas atividades de grande complexidade e que fogem ao campo tradicional de trabalho em