AREAS DE ATUAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
As contribuições sociais, nas quais se inserem o PIS e a CONFINS, são todas aquelas cobradas para fazer frente às despesas decorrentes da atuação do Estado na Ordem Social.
Esse trabalho tem o intuito de demonstrar a necessidade de um planejamento tributário voltado para as mencionadas contribuições uma vez que, dependendo do ramo de atividade da empresa, a opção pode gerar um impacto tributário significativo financeiramente.
O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAS
O objetivo fundamental das ciências atuarias é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos para a avaliação e mensuração desses riscos.
Os principais objetivos do estudo das ciências atuarias, são os seguintes:
1. Desenvolver competência profissional das Ciências Atuariais de modo a contribuir com o avanço do campo das Ciências Sociais e Aplicadas com vista às reformas do Estado Brasileiro no contexto interdisciplinar e da responsabilidade social.
2. Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos para a sociedade no campo das Ciências Atuariais;
3. Desenvolver a capacidade de elaboração e construção de novos conhecimentos, incentivando-os a pensar criticamente sobre as questões no campo das Ciências Atuariais;
4. Elaborar relatórios, planos, projetos, pareceres, laudos, peritagens, auditorias, gestão, análise financeira-atuarial e outros estudos sobre assuntos de sua especialidade. AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO
O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
A profissão do Atuário no Brasil é disciplinada pelo Decreto-Lei no. 806 de 4 de setembro de 1969 e pelo