Areas de atuação da contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19 ANEXOS 21
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registrados pela Contabilidade, que após resume os dados em forma de relatórios e entrega aos interessados em conhecer a real situação da empresa.
As reflexões que serão apresentadas têm a pretensão de fornecer subsídios para a compreensão das disciplinas, essencial na formação do contador e no desenvolvimento de suas atividades frente a um mercado cada vez mais competitivo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTROLADORIA
É uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.
Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias nos desempenhos de suas funções
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.
A controladoria se apoia num sistema de informações