Areas de atuaçao da Fisioterapia
RESENHA: A FORMAÇÃO In. O que é a sociologia?
Macapá-Ap 2014
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia, 38ª ed. - São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos). Capítulo 2º - A formação. pg. 34 a 71.
Carlos Benedito Martins
Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Sociologia pela Université de Paris V (Rene Descartes) (1986) e Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Columbia (2006-2007). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Membro fundador e Diretor Científico do Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Brasília (1995).
Capitulo II – A Formação. No final do século passado, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados. Ao que tudo indica, nos dias de hoje poucas pessoas colocam em dúvida os resultados alcançados pela sociologia: As inúmeras pesquisas realizadas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, atestam a sua realidade.
A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência possui, em boa medida, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelos antagonismos de classe. Este contexto histórico influenciou enormemente suas visões a respeito de como deveria ser analisada a sociedade, refletindo-se também no conteúdo político de seus trabalhos. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias, como