Area de integração- as organizaçoes
Introdução
Este trabalho foi nos proposto pelo professor da disciplina.
Iremos abordar os seguintes temas:
Organizações internacionais e a sua evolução histórica
Classificação das organizações internacionais (OIG ou OG)
Organizações internacionais formais no âmbito Mundial
Conceito de organização internacional
As organizações internacionais têm de ser compreendidas no contexto da sociedade internacional. Durante muito tempo, foi o Estado o primeiro e único actor das relações internacionais. Mais recentemente criaram se as Organizações Internacionais Governamentais.
O que são organizações internacionais?
São associações de natureza intergovernamental que resultam da expressão da vontade dos Estados que as constituem e que delas fazem parte. São associações de Estados instituídas por um tratado, possuem órgãos próprios e permanentes e prosseguem objetivos comuns. Têm personalidade jurídica, são titulares de direitos e deveres na ordem internacional. Possuem alguma autonomia, uma vez que os seus atos não se confundem com os dos seus membros.
Os Estados estão subordinados a três condições: Um território ou área geográfica, uma população e um governo.
As organizações internacionais ilustram a cooperação entre os Estados para a resolução de problemas que podem ser locais ou regionais mas que têm um efeito global.
Evolução Histórica
Apos a Idade Média, as relações internacionais transforman-se emergindo, a necessidade de ordenar e de pacificar as relações entre Estados, com a finalidade de ordenar a sua coexistência. Na sua generalidade, as Organizações Internacionais foram criadas após a II Guerra Mundial. Algumas remontam ao período entre as duas guerras mundiais, como é o caso da Sociedade das nações- primeira instituição com pretenção universal de assegurar a segurança e a paz.