area de integracao
A noção de mudança social envolve a modificação ou tranformação de estruturas de diversos tipos pertencentes a um conjunto populacional. Esta mudança social pode ser expressa de diversas maneiras, desde elementos superficiais e em constante desenvolvimento até em estruturas de tradição enraizada. As razões pelo qual se pode fazer uma mudança social são de várias índoles e podem ser explícitas ou implícitas, voluntárias ou involuntárias de acordo com o tipo de população e elementos externos.
Etapas da mudança social :
Descristalização do sistema de ideias vigente;
Reestruturação de um novo sistema noutras bases;
Recristalização do novo sistema de ideias.
A evolução social resulta do processo de mudança.
Como ocorre ? A mudança social acontece quando surge uma transformação que altera o estado anterior de uma qualquer realidade social. Por outras palavras, a mudança social ocorre quando as estruturas da sociedade sofrem uma transformação motivada pela ocorrência de fenómenos socioculturais. Porém, as mudanças sociais não se ficam pelas alterações nas estruturas sociais, pois também operam mudanças nos comportamentos, nas atitudes e nos sistemas de valores. Assim sendo, as mudanças sociais são também mudanças culturais. Perante uma mudança social quando esta obedece a determinados pressupostos, que podem ser enumerados da seguinte maneira: Ser um fenómeno coletivo, que pode ser identificável no tempo, marca, portanto, uma época, ter caráter de permanência e envolver complexidade, na medida em que só se estabelece depois de proceder a uma prévia desorganização da ordem anterior.
Atualmente as mudanças sucedem-se a um ritmo alucinante. O que hoje é tido como verdade, pode não o ser já amanhã.
Agentes de Mudança
A influência de que os indivíduos estão revestidos e que lhes é reconhecida pela generalidade da população, quer essa influência provenha de situações institucionais ou carismáticas, pode ser decisiva