Arco Elétrico NR 10
Um arco elétrico ou arco voltaico é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.
Um termo arcaico para o arco elétrico é arco voltaico como usado na expressão ”lâmpada de arco voltaico”.
O arco elétrico ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.
Exemplos práticos do nosso dia a dia os arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias. O Carbureto de cálcio é feito desta forma por requerer um grande aporte de energia para promover uma reação endotérmica (a uma temperatura de 2500 °C).
Arcos elétricos de baixa pressão são usados para iluminação, por exemplo na forma de lâmpadas fluorescente, lâmpadas de vapor mercúrio e sódio, lâmpadas de câmera de flash, monitores de plasma e letreiros de néon
Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.
No item 10.2.10.2 da NR-10 diz: As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Para isso existem cálculos específicos e dedicados para definição da vestimenta correta resultante dos estudos de seletividade e arco elétrico.
ESQUEMA DO ARCO ELETRICO EM SOLDAGEM
CHOQUES ELETRICOS
TIPOS DE CHOQUES :
Choque Estatico: Acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estatica
Choque Dinamico: Ocorre atraves do contato ou execessiva aproximação do fio fase de uma rede ou circuito de alimentação eletrico descoberto
EFEITOS NO