Arcadismo
O arcadismo no Brasil teve inicio no ano 1768, com a publicação do livro Obras de Claudio Manuel Costa.
Nesse periodo Portugal explorava suas colonias a fim de suprir seu déficit econômico. A economia Brasileira estava voltada para era do ouro,da mineração e, portanto, ao estado de Minas Gerais, campo de exploração continua de minérios .No entanto, os minérios começaram a ficaram escassos e os impostos cobrados por portugal colonos ficaram exorbitantes.
Surgiu, então a necessitade no Brasil de busca uma forma de desvincular do seu explorador. Logo, aos ideias revulocionários começaram a desenvolver no Brasil, sob influências das Revoluções industrial e Francesa. Ocorridas na Europa, bem como exemplo da indepêndencia das colônias inglesas.
Enquanto na Europa sugia o trabalho assalariado, o Brasil ainda vivia o tempo de escravidão. Há um processo de revoltas no Brasil, contudo, o mais eloquente durante o período árcade é a Inconfidência Minera, movimento que teve envolvimentos dos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Claúdio Manuel da Costa, além do destista prático Tiradentes.
Como a tendência do eixo cultural seguir econômico, os ecritores árcades são,na maioria, mineiros e algumas de suas produções literárias são voltadas ao ambiente das cidades históricas mineiras, principalmente Vila Rica.
O Arcadismo tem como caractéristas a busca por uma vida simples, pastoril, a valorição da natureza e do viver o presente(pensamentos causados por inspiração a frases Horácio “fugere urbem”- fugir da cidade e “carpe diem” – aproveite o dia). inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca