Arcadismo
Assuntos: Arcadismo e Neoclassicismo: conceitos Emergência do Neoclassicismo As artes e a literatura O Arcadismo no Brasil: a Escola Mineira
1. IDEIAS-CHAVE
a) Neoclassicismo e Arcadismo (Setecentismo)
Neoclassicismo: estilo predominante nas artes do século XVIII convivendo com resquícios do barroco e com o rococó. Tem como traço fundamental a imitação dos antigos, recuperados através do Renascimento.
Arcadismo: corrente neoclássica relativa à literatura e desenvolvida em Portugal e no Brasil. Inspirado na Arcádia, região pastoril da mitologia grega, considerada como modelo de simplicidade feliz junto à natureza.
Emergência: ligada à consolidação do poder econômico da burguesia, ao início da Revolução Industrial, ao enfraquecimento gradativo da Igreja Católica, à diminuição do poder econômico da nobreza, ao surgimento do lluminismo.
b) Visão de mundo: iluminista
Iluminismo (Ilustração): A crença no poder da razão e da ciência como capaz de promover o progresso da humanidade.
Descrédito de qualquer forma de intervenção divina na ordem da natureza.
Visão do homem como naturalmente bom, mas passível de corrupção pela sociedade.
Opção preferencial pela vida mais simples e natural, longe das instituições sociais, tidas como artificiais e corruptoras.
Grandes iluministas: Rousseau, Voltaire, Montesquieu.
c) Artes: inspiração greco-romana e renascentista; predomínio da linha reta
Características: imitação dos antigos; racionalismo; exaltação da natureza; preocupação com o homem natural; simplicidade das linguagens; preocupação com embelezar a realidade.
Pintura: predominam a claridade a nitidez, com o uso das cores claras; a preferência pela simetria e equilíbrio na composição e meio para significar naturalidade. Temas mais freqüentes: paisagens, festas campestres, cenas bucólicas. Preferência pelos temas mitológicos.
Escultura: recuperação do belo ideal; preferência pelos temas mitológicos e pelos