Arborização urbana
ALDO DORNELAS LOPES
ARBORIZAÇÃO URBANA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ALDO DORNELAS LOPES
ARBORIZAÇÃO URBANA
Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
ARBORIZAÇÃO URBANA
Aldo Dornelas Lopes[1]
RESUMO
O desenvolvimento urbano tem provocado uma cadeia de problemas no ambiente que muitas vezes ecoam de maneira negativa na qualidade de vida de sua população. Muitos desses problemas acontecem porque no processo de extensão territorial das cidades acaba faltando infra-estrutura necessária que atenda a todos os habitantes. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o espaço urbano e das questões relacionadas à sua arborização, realizando uma análise da situação das áreas verdes urbanas como indicador para o mapeamento da qualidade ambiental. Conclui-se que a questão da arborização urbana nas cidades representa, atualmente, evidente aspecto causador de discussões e preocupações. Toda cidade deve ter um planejamento urbano onde a arborização é um processo indispensável.
Palavras-chave: Arborização urbana. Meio Ambiente. Planejamento Urbano. Qualidade Ambiental. Qualidade de Vida
Introdução
Os problemas e discussões em relação à urbanização começaram a se destacar no Brasil e no mundo a partir das últimas décadas do século passado. A procura pelo entendimento dos diversos aspectos do espaço urbano, com relação às extensões físico-territoriais das cidades e sua população trouxe uma preocupação para o planejamento e gestão urbana. Vários trabalhos foram desenvolvidos no Brasil com o escopo de colaborar com o progresso relacionado ao tema, tanto na teoria