Araucaria
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
BIOGEOGRAFIA
BRUNO MONTIBELLER GABRIEL TISCOSKI RAMOS LÍVIA CORRÊA CRISPIM
FLORESTA DE ARAUCÁRIA
FLORIANÓPOLIS, 28 DE NOVEMBRO DE 2012.
FLORESTA DE ARAUCÁRIA
A Araucária (Araucaria angustifolia), como podemos observar na figura 1, também conhecida por pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná, é encontrada na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste, formando a floresta de araucária, que engloba outras árvores, como, Imbuias, Xaxins, Erva-mate, entre outras. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze existem em lugares específicos. São encontradas no sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.
Características Gerais
Essas árvores crescem em locais onde o clima é mais favorável, que apresenta invernos frios e verões quentes, com bastante chuva e bem distribuídas durante o ano. A araucária é um vegetal da família das coníferas (plantas gimnospermas – sem fruto – presentes nas regiões temperadas) que pode ser cultivado com fins decorativos, em miniaturas. O gênero desta espécie existe a mais de 200 milhões de anos e podem atingir alturas entre 25 e 50 metros, com largura de tronco à um metro do chão de 2,5 metros.
Reprodução, Crescimento e Dispersão É uma espécie dióica, ou seja, uma árvore possui somente o sexo masculino e a outra o sexo feminino, por isso é importante certa proximidade entre elas para que possa ocorrer a polinização. Sua reprodução se dá por sementes, as quais precisam de quatro anos para estarem prontas para crescer. As pinhas maduras caem dos galhos entre os meses de maio e agosto, que é quando as sementes caem, a uma distância de até 80 metros ao redor da árvore. A disseminação destas sementes se dá através de animais, que se alimentam delas e as transportam para outros locais, um exemplo é a