Arados
Arados
Prof. Alcir José Modolo
ARADOS
1-Introdução
O arado é um dos principais implementos utilizados no preparo do solo, por ser um implemento que ao revolver o solo realiza a incorporação de restos culturais, fertilizantes e corretivos, melhora a infiltração da água; controle de ervas daninhas; descompacta a camada de solo trabalhada, que pode chegar aos 40 cm de profundidade, melhorando a infiltração de água e a aeração; realiza a construção de curvas de níveis.
O uso deste implemento tem sido muito discutido devido as técnicas de plantio direto que vem sendo muito difundido em todo o país, além das técnicas de preparo vertical do solo.
A eficiência de campo para os arados é em torno de 70 a 90 % e sua velocidade de trabalho está em torno de 4,5 a 5,5 km/h.
2 - Classificação dos arados
2.1-Quanto à forma de acoplamento
Os arados montados são a maioria para estes tipos de implemento, neste tipo de acoplamento, o arado é acoplado aos três pontos do sistema hidráulico. Mas, além dos arados montados podemos encontrar os arados semi montados, que pouco são encontrados, onde o acoplamento é realizado nos dois pontos inferiores do sistema hidráulico. Os arados de arrasto mais recentemente tem sido fabricado no Brasil, geralmente para os tratores de grande potência. A diferença na constituição em relação aos arados montados se restringem à acoplamentos de rodas que irão realizar o controle da profundidade e do cabeçalho para o acoplamento na barra de tração.
2.2-Quanto ao tipo do órgão ativo
Arados de Aivecas
Os arados de aivecas montados é formado basicamente por relha, aiveca, sega, rastro, coluna e chassis.
- Relha - Este componente tem por finalidade de realizar o corte horizontal da leiva do solo e iniciar a elevação desta leiva.
- Aiveca - Tem por finalidade realizar em alguns casos o corte vertical e completar a reversão da leiva de solo.
A aiveca pode ter diversos formatos, sendo que pode variar de