Araby
James Joyce
Aluna: Carla Cassiano de Almeida
Literaturas em Língua Inglesa
O conto Arábia, revela o fascínio de um novo amor (a irmã do amigo) e lugares distantes (o bazar) que se confunde com a familiaridade da rotina e da labuta diária, com consequências frustrantes. O bazar oferece experiências que diferem de sua cidade, Dublin, uma vez que o Bazar é conhecido por ser um lugar onde se pode encontrar diversas mercadorias trazidas do Oriente Médio. Já a irmã de Mangan deixa o narrador com novos sentimentos de alegria e euforia, chegando o garoto muitas vezes ter um obsessão pela garota, observando-a em suas simples atividades diárias, como por exemplo o modo como ela abre a janela ou caminha pelas ruas. Sua paixão por ela, no entanto, compete com as frustrações do dia-a-dia como a rotina da escola, atraso de seu tio para a tão sonhada e esperada ida ao Bazar e os trens de Dublin.
O bazar decepciona o narrador que não encontra os objetos e mercadorias encantadoras do Oriente Médio e sim uma feira como objetos e pessoas inglesas além da mulher da tenda o desprezar.
Conclui-se que o garoto percebe que não precisa de presentes para demonstrar o amor pela menina, e que sua paixão não passa de uma ilusão, assim como a expectativa da ida ao bazar. O final do conto nos transmite uma sensação de pessimismo ao relacionarmos as expectativas que criamos em torno dos nossos desejos e na maioria das vezes as frustações que temos ao vermos que não era tudo aquilo que imaginamos.