Ar condicionando
Ao ser contatada, a empresa gerou uma ordem de serviço, onde constava os dados do cliente, da embarcação e do gerador defeituoso. Através do número de série da máquina (informado pelo cliente, na ordem de serviço) verificou-se o histórico do equipamento para saber se já havia apresentado algum defeito, ajudando no diagnóstico, principalmente em caso de reincidência.
Após emissão da ordem de serviço, encaminhou-se uma equipe composta por dois mecânicos e um eletroeletrônico até a embarcação para inspecionar-se o gerador.
2.1.2 Inspeção do equipamento
Fez-se uma inspeção visual do gerador, verificando-se se não haviam cabos soltos,oxidados ou rompidos ou ainda peças quebradas ou desprendidas. Também foi verificada a tensão da bateria que alimentava o sistema de corrente contínua do equipamento. Munido de um multímetro, na escala de tensão contínua (V.D.C.) verificou-se que a tensão da bateria era de 12,5 Volts, considerando que sua tensão nominal era de 12 Volts, concluíu-se que estava sem problemas. Em seguida ligou-se o gerador, através do botão de start presente no painel do mesmo e com multímetro na escala de tensão alternada (V.A.C) mediu-se a tensão entre os dois cabos de saída, verificando-se que não havia tensão nos cabos. Sabendo-se que o problema não era de simples resolução, viu-se a necessidade de remoção do gerador para orçamento.
2.1.3 Remoção do gerador
Antes de iniciar-se a retirada do equipamento, para que se evitasse curto-circuito, desligou-se a chave que alimentava o circuito de tensão contínua da máquina, ou seja a chave que interligava a bateria ao gerador. Em seguida com uma chave 12 mm “L” retiraram-se as duas porcas que fixavam o cabo “positivo” e negativo” do sistema de 12 Volts (bateria). Com uma chave Allen de 5mm retirou-se os parafusos que prendiam os dois cabos da saída de tensão alternada do gerador. Na seqüência com uma chave Allen de 6 mm retirou-se os quatro parafusos que prendiam a base do