Ar condicionado
O presente trabalho da detalhes sobre o retrofit, onde a substituição e melhorias de dois sistemas, um sistema de condicionadores de ar que são os grandes vilões no consumo de energia elétrica e os sistemas de iluminação que precisasse ser estudados para se ter uma redução no consumo energético.
Conclui-se que sempre a melhorias energéticas quando se tem planejamento.
Tipos de ar condicionados, o que há de diferente entre eles, desempenhos, formas de uso e onde encaixa-los. Sua manutenção, para um bom desenvolvimento, e desempenho.
1 RETROFIT – SUBSTITUÇÃO DO SISTEMA EXISTENTE
1.1 O que o Retrofit?
Retrofit é uma modificação de um equipamento ou instalação existente, visando a melhoria desempenho de sua operação.
1.2 Razões para um Retrofit
Todas as instalações que de uma forma ou de outra tem sua operação onerosa face ao custo da energia ou não oferecem conforto ou segurança de vida ou saúde para os ocupantes dos edifícios, são possíveis de se “retrofitar”.
1.3 Os principais candidatos a retrofit são: Shopping centers, Edifícios comercias, Hotéis, Hospitais, Supermercados, Armazéns frigoríficos e várias instalações industriais.
Mas antes de tudo requer uma atenção para ser instalados. Fazendo os passo a passo necessários, onde entramos em um outro tema
2 SUBSTITUIÇÃO DE UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO
2.1 Primeiro passo
Fazer um levantamento criterioso da situação atual, considerando as características do ambiente e da instalação, horário e forma de utilização do sistema. Mas antes de tudo é necessário fazer alguns levantamentos.
2.2 Observa-se no levantamento
É necessário verificar sempre a cor do piso, das paredes e teto, sempre tentar aproveitar a luz natural, verificar os tipos de lâmpada, fazer um mapeamento dos locais onde possa haver diminuição no consumo, e medição dos níveis de iluminamento.
3 DICAS PARA O RETROFIT
3.1 Lâmpadas de 40 e 20 W
As de 40W podem ser substituídas por