ar comprimido industrial
A instalação do ar comprimido pode ser um dos pontos mais valiosos dentro de uma indústria para acionamento de alguns equipamentos, influenciando diretamente na qualidade no custo no produto final.
O calculo da demanda leva em conta fatores,tais comoconsumo total ,vazamento e perda nas tubulações e manutenção, visando isto você toma a decisão de tantas unidades adquirir.Abaixo linha completa de compresores da CHICAGO PNEUNATIC Compressor modelo CPE125 380V/60hz da empresa CHICAGO PNEUMATIC Cada unidade equipados com um separador de condensado, resfriadores, filtros e secadores
Compressão de Ar:
Atualmente os compressores apresentam uma compressão que pode ser considerada adiabática, pois o ciclo é tão rápido que praticamnete não existe troca de calor.
Existem vários tipos de compressores, porém os mais utilizados são os de parafuso. Os compressores podem ter um ou mais estágios, sendo que compressores com mais de um estágio consome menos energia para comprimir o ar, porém tem seu custo de aquisição e manutenção superior a um único estágio.
Conforme a tabela:
Pressão (bar)
Um estágio
Dois estágios
Três estágios
0,5
1,11
------
-------
1
2,08
-------
-------
2,5
4,17
3,89
-------
5
6,39
5,55
5,28
7
7,78
6,66
6,11
10
9,44
7,78
7,50
Existem outras vantagens na utilização de compressores de vários estágios tais como:
Temperaturas finais mais baixas;
Aumento da eficiencia volumétrica pela diminuição das pedas de expansão do ar residual, levando em consideração descrita acima leva-nos a concluir que compressores com dois estagio são os mais adequados.
- Determinação do custo do ar comprimido para suas instalações
Muitas instalações industriais necessitam de alguma forma, de ar comprimido, seja para acionar uma simples ferramenta a ar ou para a realização de tarefas mais complicado,como a operação e controle pneumático. Uma pesquisa recente do Departamento de Energia dos EUA