Ar, atmosfera e clima
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – AUTOMAÇÃO
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ELETROTÉCNICA
AR, ATMOSFERA E CLIMA
CURITIBA, PR
2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – AUTOMAÇÃO
ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ELETROTÉCNICA
AR, ATMOSFERA E CLIMA
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Ciências do Ambiente, como requisito para obtenção de nota no Curso de Engenharia Industrial Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Professor Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
CURITIBA, PR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. AR
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases, o ar atmosférico também apresenta vapor de água.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.
O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito