Aquisição ecg
RELATÓRIO DO TRABALHO PRÁTICO: AQUISIÇÃO DO ECG
0
1. INTRODUÇÃO
A electrocardiografia (ou ECG) resume-se a uma técnica médica onde são envolvidas diferentes tipos de ondas, tendo cada uma delas a sua própria especificidade. Essas ondas, que correspondem à actividade eléctrica do coração, são registadas pelo electrocardiógrafo numa grelha electrocardiográfica e, é a partir da análise desse registo que o cardiologista detecta as patologias do respectivo doente. O facto deste exame médico ser de fácil manuseamento e seguro, faz dele um recurso muito utilizado na medicina actual. [1]
Fig. 1 – Onda cardíaca
Foi este preciso exame que se pretendeu medir nesta actividade laboratorial. Para isso, foram usados três eléctrodos: dois ligados à entrada de um amplificador de instrumentação e um que serviu como eléctrodo de referência. A Figura 2 mostra uma possível montagem para registar um sinal de ECG.
Fig. 2 – Blocos do ECG [2]
Relatório do Trabalho Prático: Aquisição do ECG
1
2. AMPLIFICADORES EM CASCATA
PONTO 1 Para esta actividade laboratorial foi utilizado o LM324 (4 AmpOps) para construir um amplificador de três andares. Os AmpOps foram alimentados a ± 12V.
PONTO TEÓRICO 1
Fig. 3 – Montagem amplificadora não inversora
Para o dimensionamento da montagem acima com um ganho de ~3, foi necessário, inicialmente, fazer a seguinte dedução: Como a impedância de entrada de um AmpOp é muito elevada, então a queda de tensão entre a entrada inversora e não inversora é aproximadamente 0. Assim:
(
)
Posteriormente, assumiu-se ( )
e obtivemos:
Assim, os valores dimensionados para
e
foram
e
,
respectivamente. No entanto, como não existe resistências de substituir a resistência 2 por uma outra de grandeza semelhante: .
, foi necessário
Relatório do Trabalho Prático: Aquisição do ECG
2
PONTO 2 Os sinais que obtivemos foram os seguintes:
Escala de Tempo: Escala de Divisão: