Aquisição da Linguagem na Teoria Epistemológica de Jean Piaget*
RESUMO: A linguagem é tida como o primeiro modo de socialização da criança e, na maioria das vezes, é mostrada exaustivamente pelos pais através e instruções verbais durante as atividades diárias, como da mesma forma por meio de histórias que expressam valores culturais. A socialização da criança através da linguagem pode ocorrer também de modo implícito, por meio de participações em interações verbais. Desta forma através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras adquirindo conhecimento de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, o seu sistema sensorial, incluindo a visão e audição, se torna mais refinado e ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de interação se estende, principalmente, quando ela entra para a escola e tem maiores oportunidade de se socializar com outras crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Cognitivo; linguagem; signos.
1. INTRODOÇÃO
O estudo do desenvolvimento do ser humano engloba fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Foram elaboradas várias teorias que procuram reconstituir, a parte de diferentes metodologia e pontos de vistas, as condições de produção do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e do homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.
A teoria de Jean Piaget (1896-1980), não foge à regra, na medida em que ela busca como as demais, compreender e explicar o crescimento de humano. Porém, ela se destaca de outras pela sua maneira inovadora quando introduz uma “terceira visão”. Outro ponto importante a serem considerados, segundo estudiosos, é o de que o modelo de Jean Piaget pelo rigor científico de sua produção, ampla e consistente ao longo de 70 anos, que trouxe contribuições práticas importantes, principalmente ao campo da Educação.
2. DISCUSSÃO DA TEMÁTICA
CONSTRUÇÃO DO CONHCIMENTO
Construção do