Aquisiçao da linguagem e conpçoes de ensino

1054 palavras 5 páginas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA ESTER DA CUNHA PERES

GÊNERO E SEXUALIDADE

LUZIÂNIA
2010
MARIA HELENA DE CARVALHO QUARESMA
ELAINE CRISTINA
EDNA DE FÁTIMA

ATELIÊ SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Projeto de intervenção elaborado para fins de oportunizar o envolvimento e a compreensão melhor do tema prelo os alunos, com base no curso Escola que protege, sob orientação do professor OSVALDO JOSÉ SOBRAL.

LUZIÂNIA
2010

1.IDENTIFICAÇÃO

Órgão Público – Secretaria Estadual da Educação de Goiás
Instituição- Colégio Estadual Professora Ester da Cunha Peres
Titulo do Projeto – Ateliê Sobre Gênero e Sexualidade
Pesquisador- Maria Helena de Carvalho Quaresma
Orientador- Osvaldo José Sobral
Ano – 2010
Projeto de Intervenção- Escola que Protege

2. TEMA

Infelizmente as relações de gênero produzem uma distribuição desigual de autoridade, poder, dominação entre homens e mulheres, gerando preconceito e discriminação que, quando não abordadas na escola podem continuar fazendo parte de nossas vidas.
O ateliê é a oportunizarão de estratégias. Como já disse Rubem Alves “Quem se sente fascinado pelo o mar acaba por descobrir as maneiras de construir barcos e de navegar. Se o mar não me fascina, se ele me dá medo, por que razão haveria de querer aprender a arte de construir barcos e de navegar?”
(ALVES, RUBEM 1933 - O melhor de Rubem Alves; coordenação (org.) Samuel Ramos Lago. Curitiba: Editora nossa Cultura, 2008. P. 12 e 13).

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA.
Diante da realidade vivenciada em 2009 e 2010 na unidade escolar, e, com a oportunidade de participar do projeto escola que protege surgiu a chance de se trabalhar e discutir o tema em sala de aula como se fosse construir e reconstruir conceitos em um barco e navegar no ateliê sobre gênero e sexualidade.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

Aconteceu no ano passado e neste ano situações em que alunos geradores e sofredores de violência fizeram com que na escola se

Relacionados