AQUISI O X APRENDIZAGEM
LIDIANE SCHLOTEFELDT SOBROZA1 lidisobrosa@yahoo.com.br RESUMEN: El presente estudio versa sobre las distinciones entre adquisición y aprendizaje de la lengua extranjera, sobre los factores que interfieren en el proceso de aprendizaje, buscando esclarecer se hay o no una mejor edad para aprender un idioma. Considerándose estos factores, se buscó encontrar procedimientos metodológicos adecuados a cada realidad de clase, principalmente la de los cursos de idiomas, cuya realidad es distinta de la de las escuelas de enseñanza regular, una vez que as clases son formadas muchas veces por alumnos de edades distintas, que buscaron un curso de idiomas con motivaciones muy diversificadas, auxiliando, así, el profesor de lenguas a propiciar al educando medios para que se quede lo más proficiente posible.
Palabras clave: Adquisición. Aprendizaje. Lengua Extranjera. Procedimientos
Metodológicos.
1 INTRODUÇÃO
Para ser professor de língua estrangeira é preciso ter conhecimentos diversos, não só da língua que está em estudo, mas, principalmente, compreensão dos diversos fatores que interferem na aprendizagem de uma língua estrangeira. Do desejo de desenvolver um bom trabalho como professora de língua estrangeira, surgiu a realização deste trabalho, na busca de compreender como a idade, a inteligência, a aptidão, a personalidade e os estilos de aprendizagem interferem na aprendizagem de uma língua estrangeira, para buscar métodos de ensino adequados à necessidade de cada aluno. Para tanto, buscou-se suporte teórico, principalmente, em Richter, Almeida Filho e Schütz, por acreditar que esses autores trazem contribuições importantíssimas sobre o assunto em estudo.
Conforme Almeida Filho (2002, p. 15), ensinar uma língua estrangeira implica, pois, uma visão condensada e freqüentemente contraditória (uma imagem composta) de homem, da linguagem, da formação do ser humano crescentemente humanizado, de ensinar e de aprender uma outra