Aquiferos brasileiros
Ciclo Hidrológico:
Definição
“Sistema pelo qual a natureza faz a água circular do oceano para a atmosfera e daí para os continentes, de onde retorna, superficial ou subterraneamente, ao oceano. Esse ciclo é governado, no solo e subsolo, pela ação da gravidade, bem como pelo tipo e densidade de cobertura vegetal e, a atmosfera e superfícies líquidas (rios, lagos, mares e oceanos), pelos elementos e fatores climáticos, como por exemplo, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar, insolação, que são os responsáveis pelos processo de circulação da água dos oceanos para a atmosfera, em uma dada latitude terrestre” (Feitosa A.C. Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia, Conceitos e Aplicações,2008). A partir desse conceito, compreendemos a formação dos aquíferos que serão descritos adiante.
Aquífero
É uma reserva de água subterrânea.Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação.
Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos:
Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação.
Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce subterrânea (mais de 90% água doce do mundo) seria capaz de abastecer a população mundial numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade.
No Brasil destacam-se os aquíferos:
A) Aquífero Alter do Chão - 100% Brasileiro
O aquífero Alter do chão recebeu esse nome por estar situado nas proximidades da cidade de Alter do Chão, uma