Aquifero guarani
O PROJETO
O Aqüífero Guarani ocupa uma área total de 1,2 milhões de km² e localiza-se na região centro oeste da América do Sul, estando inserido dentro dos limites de quatro países, sendo eles: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Dentro do Estado de Santa Catarina ele ocupa uma área de aproximadamente 49.200 km². Este aqüífero é considerado um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo.
A preservação das águas subterrâneas é crucial para a humanidade, pois as águas superficiais presentes nos rios e lagos estão cada vez mais poluídas e escassas, situação agravada pelo desmatamento e uso abusivo de agrotóxicos. Torna-se, assim, de extrema importância o conhecimenro da dinâmica dos aqüíiferos pela população.
A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Instituto Autopoiésis Brasilis, está realizando um projeto de pesquisa que trata da identificação e caracterização da Zona de Recarga Direta do Aqüífero Guarani em Santa Catarina - Brasil - e o estudo e proposição de unidades de conservação com a finalidade de salvaguardar as águas subterrâneas deste aqüífero para o uso sustentável por todas as gerações.
OBJETIVO DO PROJETO
Produzir, coletar e sistematizar informações sobre o Aqüífero Guarani e disseminar junto à sociedade e às comunidades locais, a partir da caracterização do ambiente e avaliações dos possíveis impactos ambientais nas Zonas de Recarga Direta do Aqüífero Guarani em Santa Catarina, uma área que se estende por 498 km no direção norte-sul e com uma área de 1405 km², abrangendo 44 municípios.
Os estudos iniciaram em 2003 pela Bacia do Rio Urubici, localizada no Município de mesmo nome, com a caracterização da Zona de Recarga Direta desta Bacia e a proposição da criação de uma área protegida, tipo RPPN conforme a Lei