- Aquicultura
O grande desafio, porém, será estar dividindo o ranking com esses países sem obrigatoriamente ter que padecer com as mazelas com que convivem, decorrentes de um desenvolvimento longe de ser sustentável.
Não devemos desprezar as experiências positivas e negativas que esses países têm para nos passar, da mesma forma que devemos nos aprofundar cada vez mais nos conhecimentos a respeito das interações da indústria do cultivo com o meio ambiente. Mais uma vez, o conhecimento é a chave. E é exatamente sobre isso que o artigo do biólogo e carcinicultor Alexander A. Wainberg, trata a seguir. Ao descrever quase que didaticamente a estreita relação da carcinicultura com o meio ambiente, Alexandre está na verdade querendo nos apontar para o futuro e para a possibilidade de termos aqui implantadas fazendas de terceira geração, onde a preocupação com o meio ambiente, biossegurança e sustentabilidade são as palavras de ordem.
A carcinicultura brasileira está apresentando uma alta taxa de crescimento anual, passando da produção de cerca de 3.600 toneladas em 1996 para cerca de 15.000 toneladas em 1999. Em documento recente, a ABCC - Associação Brasileira de Criadores de Camarão, projetou uma produção de 30.000 toneladas para 2000 e 50.000 toneladas para 2001, um resultado que colocará o Brasil entre os principais produtores mundiais de camarões em cativeiro.
A