Aquecimento
O aquecimento é essencial e benéfico para a prática de exercícios, sendo indispensável incorporá-lo em nossas atividades físicas. Começa lento e sistematicamente e vai gradualmente envolvendo todos os músculos e partes do corpo que preparam o atleta para o treinamento e a competição. Ele pode evitar lesões graves e dores no corpo. O objetivo principal é prepara o organismo para o esporte, ou seja, a preparação dos movimentos e principalmente prevenir lesões por isso devemos sempre fazer exercícios realizando antes o aquecimento.
Os benefícios do aquecimento são: aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, lubrificam as articulações, melhora a elasticidade dos músculos, aumenta a motivação e excitação e reduz o potencial de lesões. São divididos em seis tipos: geral, específico, alongamento (estático e dinâmico), mental, instintivo e passivo.
Tipos de aquecimento
- Aquecimento Geral: é o mais usado pelas pessoas, apresenta movimentos como rotações articulares, pula corda, jogging, marcha, ou seja, movimentos dinâmicos ou cíclicos que aumentam a temperatura do corpo e musculo. É dividido em dois grupos que são: aquecimento orgânico e o aquecimento neuromuscular. No orgânico é focado o sistema cardiopulmonar é no neuromuscular é focado na preparação da musculatura, articulações e do sistema nervoso. Deve ser sempre realizado antes do aquecimento específico. Tem como objetivo o aumento da temperatura corporal e muscular, pois quando atingimos a temperatura ideal as reações fisiológicas mais importantes para desempenharmos o papel motor ocorrem nas proporções adequadas para determinada atividade.
- Aquecimento Específico: continuação do aquecimento geral, porém ele irá capacitar de forma específica os grupos musculares que estarão em atividade durante a atividade física, treinamento ou jogo. É fundamental nas modalidades específicas. Consiste em um trabalho muscular localizado, em exercícios que se assemelham tecnicamente