Aquecimento vocal
HIDRATAÇÃO: Beber bastante água é essencial para o bom funcionamento das pregas vocais, fazendo com que sua mucosa, de forma indireta, não fique ressecada e possa trabalhar de maneira melhor.
O ideal seria que bebêssemos 2 litros de água por dia. Esforço para falar, pigarro persistente, urina escura e saliva grossa podem ser sinais de hidratação insuficiente. Por isso, quem quer cantar deve beber muita água!!!
ALIMENTAÇÃO: Alimentos pesados dificultam a movimentação livre do diafragma. Além disso, o excesso de condimentos favorece o refluxo gastro-esofágico, onde as secreções ácidas do estômago podem banhar as pregas vocais, causando danos.
Alimentos como chocolate, leite e derivados aumentam a secreção do muco do trato vocal, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.
Balas, pastilhas e sprays locais podem atenuar sensações desagradáveis durante a emissão, porém acabam por mascarar a dor do esforço vocal.
Na limpeza do trato vocal são indicados maçã, que por sua propriedade adstringente auxilia na limpeza da boca e faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância .
Os sucos cítricos auxiliam a absorção do excesso de secreção.
Alimentos e bebidas muito gelados são nocivos, pois o choque térmico causa uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais.
POSTURAS CORPORAIS INADEQUADAS: Os desvios da postura devem ser evitados para garantir a produção adequada da voz.
EXERCÍCIOS
RELAXAMENTO
Do corpo: de pé, pernas afastadas dois palmos, braços ao longo do corpo; girar o tronco para esquerda e direita, lentamente, os braços acompanhando o movimento, a cabeça e o olhar também; o calcanhar direito levanta-se levemente e o joelho direito dobra um pouco quando o tronco gira para a esquerda, e vice-versa. Duração: dois minutos ou até sentir o corpo relaxado.
Ombros: de pé, pernas unidas, girar os ombros para trás algumas vezes e depois para a frente, com os braços pendentes e articulando