aquecimento global
PARTICIPANTES:
Lílian Brito Moura
Lorena Matos dos Santos Ribeiro
Lucy Mary Nascimento dos Santos Lino
Marivaldo Claúdio Braga Júnior
Marcio Nascimento de Jesus
Maikel Lelis de Souza
TUTOR:
Roberto Carneiro Pedroza
RESUMO
O presente projeto tem a meta de levar os alunos do ensino médio a compreenderem como se dá o processo do aquecimento terrestre sob a ótica dos conceitos da Física. Dessa forma, serão trabalhados temas ligados à termologia como: meios de transmissão do calor, temperatura média, equilíbrio térmico, entre outros.
INTRODUÇÃO
AQUECIMENTO GLOBAL
Como o próprio nome já diz, aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de espécies animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar.
Há muitos anos, o homem destrói o planeta (matando e poluindo) e os pesquisadores alertam sobre as consequências graves desses atos.
Existem várias evidências que a temperatura do planeta aumentou: os termômetros subiram 0,6ºC desde o meados do século XIX, o nível dos oceanos também subiu e as regiões glaciais do planeta estão diminuindo. Os cientistas também consideram prova do aquecimento global, a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera (zona atmosférica mais próxima do solo).
A maioria dos cientistas climáticos acredita que o aumento da quantidade de gases estufa (gás carbônico, metano, etc) lançados na atmosfera provoca uma elevação da temperatura, a emissão desses gases (fruto do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis) formam uma barreira impedindo que o calor se propague aumentando a temperatura da terra.
Os maiores responsáveis pela emissão desses gases são os Estados Unidos (que lideram a lista com cerca de 36% do total mundial), a União Européia, China,