Aquecimento Global
Antigamente o conceito aquecimento global era usado apenas a nível ciêntifico mas ultimamente é utilizado por diversas pessoas.
“O Inverno foi muito frio? Houve uma grande tempestade? Está muito calor ?” – tudo é culpa do aquecimento global.
O Aquecimento Global é conhecido por ser o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superficie da terra, que começou em meados do séc. XIX na Revolução Industrial. A temperatura média teve um aumento devido as enormes concentrações de gases de efeito de estufa que resultou das actividade humanas como queima de combustiveis fósseis e desflorestação.
As regiões mais afectadas são o Médio Oriente e o Norte de África. Até 2100 estima-se que os níveis dos mares aumente entre 0,5 e 1,4 metros em comparação com 1990 por consequência dos glaciares derreterem.
Efeito de estufa + CO2 além do normal= Aquecimento Global.
Causas:
As principais causas associadas ao aquecimento global são:
Queima de fósseis;
Poluição do ar através da emissão de gases (efeito de estufa*);
Modo de vida Urbano;
31394405416550011049049212500Industria (enormes quantidades de gases produzidos) *
388620038100
Efeito de estufa: uma das principais causas e das mais importantes é o efeito de estufa pois é um fenómeno natural que mantêm o planeta com temperaturas ideais, devido aos seus gases da atmosfera, que conservam uma pequena parte do Sol que chega à terra. O problema é que a poluição está a mudar o clima em todo o planeta e um dos principais gases influentes é o dióxido de carbono (grande contribuinte para o efeito de estufa), que aumentou 25% de quantidade libertada, o metano acido nitrico e o ozono.
Consequências:
Algumas das consequências do aquecimento global são:
Aumento do nivel dos oceanos;
Crescimento e aparecimento de desertos;
Aumento dos furacões, tufões, ciclones e ondas de muito calor;
Descongelação dos glaciares;
Aparecimento