aquecimento global
GORE (2006), diz que os estudos atuais revelaram que a quantidade deste gás na atmosfera chegou a um nível nunca antes relatado, bem acima dos registrados durante os ciclos naturais da Terra. Atualmente o nível de CO2 está em aproximadamente 370 ppm (partes por milhão) e caso nada seja feito urgentemente, essa concentração pode chegar em 600 ppm, daqui a 45 anos. É importante ressaltar que estudos recentes mostram que a temperatura média da superfície terrestre tende a acompanhar o nível de CO2, ou seja, se a concentração de CO2 se elevar, a temperatura tenderá a aumentar também.
ARIZA (1983) ressalta que o aumento exagerado de veículos motorizados que liberam o CO2, o grande desenvolvimento de indústrias e as grandes concentrações humanas com o seu consumismo, muitas vezes desnecessário, colaboram decisivamente para o aumento da poluição e emissão desses gases para a atmosfera.
É importante deixar clara a participação da floresta amazônica nesse fenômeno, que é considerada o ar condicionado do planeta. Que tem uma participação muito importante nas chuvas de quase todo o planeta.
2.2 Aquecimento global
O aquecimento global é um fenômeno climático, de extensão mundial, caracterizado pelo aumento da temperatura média da superfície da Terra. Isto é uma consequência da grande emissão de gases estufa, em maior parte o CO2 (Gás Carbônico) e o CH4 (Metano), lançados na atmosfera, por ações antrópicas, que estão se acumulando na atmosfera terrestre, retendo a radiação infra-vermelha que vem do sol, o que contribui bastante para o aumento do