Aquecimento global
Quando assistimos aos noticiários mundiais e locais, e nos deparamos com notícias à cerca do clima que até certo tempo seriam improváveis, ficamos a nos perguntar sobre o que está acontecendo com o clima no planeta terra. Seria improvável imaginar que a região amazônica, com a maior bacia hidrográfica do mundo enfretaria secas, causando o isolamento de algumas comunidades, com o rio Solimões atingindo o recorde negativo em seu nível, assim, nos remetendo a um cenário mundial mais preocupante que seria o das mudanças climáticas que atingem o globo terrestre atualmente.
As mudanças climáticas são alterações permanentes que ocorrem nas condições meteorológicas de uma determinada região, sendo assim parte integrante do cotidiano da população mundial. Antigamente as atividades naturais respondiam Por grande parte dessas transformações, todavia, já há muitos estudos que constatam esse posicionamento já se ampliou e os fatores humanos também já respondem por essas alterações.
O aquecimento global, tema dos nossos estudos aqui, responde pelo aumento nas temperaturas verificadas na superfície do planeta no decorrer do tempo, ocasionando dentro outros fatores o aumento do nível dos oceanos, além de alterações nas características básicas das estações climáticas, em diferentes partes do planeta.
As características que marcam o aquecimento global podem ser entendidas como o aumento da temperatura no intervalo de 100 a 200 anos na ordem de 1º Celsius, assim estudos feitos pelo Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC, em sua sigla em inglês) estabeleceram que a temperatura terrestre nos 100 anos passados subiu entre 0,4º C e 0,8º C em média, e poderão aumentar em até 6,4ºC até o ano de 2100.
Numa análise mais profunda é difícil relacionar eventos especificamente como resultado do aquecimento global, porém, uma das alterações a qual se atribui a esse fenômeno é o aumento do nível dos oceanos com o decorrer do tempo, que apesar