aquecimento global
Belo Horizonte
2014
O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL?
É o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, e amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial.
O aumento nas temperaturas globais e a nova composição da atmosfera desencadeiam várias alterações decisivas nos sistemas da Terra. Afetam os mares, provocando a elevação do seu nível e mudanças nas correntes marinhas e na composição química da água, verificando-se acidificação, dessalinização e desoxigenação.
Prevê-se uma importante alteração em todos os ecossistemas marinhos, com impactos na sociedade humana em larga escala.
AS PRINCIPAIS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL
1 - Aumento Da Emissão Dos Gases Do Efeito Estufa - Causado, Principalmente pelo aumento do Uso de Combustíveis Fósseis (Gasolina e Diesel).
2 - Queimadas De Matas e Florestas - além de diminuir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.
3 – Desmatamento - alem da exploração da madeira, nos países em desenvolvimento também ocorre como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais. Com a redução de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.
4 - Desenvolvimento Urbano Sem Planejamento - diminui as áreas verdes nas cidades, e aumenta a quantidade de concreto, o que formação de ilhas de calor.
5 – Desertificação - queimadas e desmatamento podem resultar no processo de desertificação (formação de desertos) em várias regiões do mundo. Esses efeitos têm um grande impacto no atual ritmo de extinções; de fato o aquecimento está entre as principais causas do declínio recente da biodiversidade, e vem ganhando crescente importância relativa no total. O progressivo declínio faz com que as cadeias