Aquecimento Global
Em entrevista no programa do Jô, Ricardo Augusto Filício diz que o aquecimento do planeta era tudo mentira. Será? Bom ele começa dizendo que o aquecimento global não é uma teoria e sim uma hipótese, ou seja, não tem comprovação cientifica. Mas então nosso julgamento sobre o aquecimento global foi baseado em uma hipótese?
Segundo o 4º relatório de avaliação do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas da ONU a temperatura aumentou 0,74 mais ou menos 0,18ºC. O que seria suficiente para alterar o clima de uma região como o circulo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. Muitos pesquisadores acreditam que o aquecimento global tanto pode ser de causas naturais ou antropogênicas (causadas pelo homem). A opinião da ONU não é muito diferente, em seu relatório aponta que grande parte do aquecimento se deve provavelmente ao efeito estufa, causado pelo aumento dos gases estufa de origem antropogênica. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, projeta que até 2100 a temperatura tenha aumentado num intervalo de 1,1ºC a 6,4ºC. O aumento na temperatura pode trazer alterações como o aumento do nível do mar, enchentes e secas. Isso traz consequências na agricultura, desgelo, vazão reduzida em rios durante o verão, aumento de doenças e extinção de espécies.
Mas de acordo com Luiz Carlos Molion (Meteorologista) o homem não é capaz de influenciar o clima global. Por isso, as emissões de carbono não influenciam na temperatura da Terra. O Sol, fonte de energia do sistema climático, causa variações repetitivas. A cada 90 anos, o astro alterna períodos de atividade máxima e mínima. Registros apontam que o Sol esteve em baixa atividade em 1820, no final do século 19 e início do século 20. Desde 2008, entramos nesse pico que deve se estender pelos próximos 22, 24 anos. Luiz ainda afirma que o CO2 é o gás da vida e não é poluente, como é divulgado. Ele é o gás das plantas e está provado que quando se dobra a produção de CO2, se dobra também a