Aquecimento global
PORTUGUÊS
Professora Adriana Fulana
Alan Assis. Nº 01
Ariel Weber. Nº 05
Gabriel Pereira. Nº 16
George Hamren. Nº 17
Milton Ribeiro. Nº 26
Meio Ambiente
Porto Alegre
Junho de 2012
Sumário
Introdução 3 Escassez de Água 4 Desmatamento 5 Poluição 6 Derretimento das Geleiras 7 Mortalidade de Animais 8 Conclusão 9 Referência bibliográfica 10
Introdução
Sdgesgs
Escassez de Água
A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas já não tem acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. A pecuária, que por sua vez contamina rios e lençóis freáticos, contribui de maneira decisiva para a escassez de água, uma vez que, de acordo com relatório publicado em 2003 pela FAO (Organização das Nações Unidas pela Agricultura e Alimentação), para se produzir 1 kg de carne são consumidos cerca de 15.000 litros de água, enquanto são necessários apenas 1.300 litros para produzir a mesma quantidade de grãos.
Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população que já ultrapassou os 6 bilhões de indivíduos. Teoricamente, ela não deveria faltar. O problema que quase toda esta água encontra-se distribuída sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem. E para piorar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
Alguns lugares são naturalmente secos, o que exige que a água tenha que ser captada longe do local onde será consumida, tornando necessários investimentos em estruturas de captação e distribuição, além do tratamento. Isso encarece e, muitas vezes inviabiliza seu acesso às pessoas que não tem tantas (ou nenhuma) condições de pagar.
Como se já não bastassem todas as dificuldades impostas pela natureza, junta-se a isso, as dificuldades impostas pelo homem. Em