Aptidões do publicitário e o trabalho em uma agência de propaganda.
Uma agência de publicidade, como qualquer empresa, deve ser regida por princípios como:
Divisão de Serviços: classificação de grupos e sub-divisão de operações administrativas comerciais, financeiras e técnicas.
Hierarquia: sabe-se que há duas teorias para a questão hierárquica.
I. Taylor, segundo a qual cada empregado pode depender de uma pluralidade de chefes, tendo cada um o seu raio de ação.
II. Fayol, segundo a qual cada empregado deve conhecer apenas o seu chefe direto, e cada chefe conhece apenas os seus subordinados, sendo somente possível um acordo entre dois subordinados com a condição dos seus superiores serem dele informados todas as vezes que ocorrer.
Competência: usar cada membro o melhor possível segundo suas aptidões. No caso dos estagiários, o método preferível consiste em dividir o estágio em três etapas: Experimental, Seleção e Efetivo.
Controle: trata-se aqui tanto do controle do pessoal como da execução do trabalho. Ambos podem ser exercidos por meio de vigilância durante a execução do trabalho, ou a posteriori (Time-Sheet).
2. APTIDÕES DO PUBLICITÁRIO E O TRABALHO EM UMA AGÊNCIA DE PROPAGANDA.
Sant´Anna conta sobre as aptidões necessárias para ser um publicitário de sucesso, de modo a desmistificar a profissão e desconstruir a imagem mental do “indivíduo gênio com cabelos longos e roupas berrantes”.
“Essencialmente, o publicitário deve ter algo de psicológico, uma sólida base técnica, conhecer os princípios da comunicação e saber as limitações que impõe os diferentes meios de comunicação com a massa. (...) Ter noções de Sociologia. (...) Além disso é preciso acompanhar o novo ritmo dos negócios e entrar na era da Informação. (...) O profissional que pretende se manter ativo e disputando com louvor seus respectivos mercados, deve entender que