APTIDÃO FÍSICA E MENTAL
Este projeto é constituído pela elaboração de uma pesquisa com intuito de analisar a “Aptidão Física e Mental do indivíduo para o trabalho” e junto a essa temática a exploração de algumas Patologias Ocupacionais mais comuns, as causas, os sintomas e os tratamentos. De acordo com a Legislação Brasileira e as Normas Regulamentadoras de Saúde e Medicina do Trabalho, Doença do Trabalho, é uma patologia desencadeada devido ao esforço físico (excessivo – repetitivo – má desenvolvido) exigido durante a atividade laboral, ou mesmo devido às penosas condições de trabalhos.
Os Programas de Segurança PPRA (Programa de Prevenção de Riscos – Norma Regulamentadora 09) e o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – Norma Regulamentadora 07) servem para controlar, minimizar e extinguir se possível, os riscos existentes Biológico, Químico, Físico, Ergonômico e Mecânico visando à proteção da saúde e promovendo a Segurança dos trabalhadores de forma contínua.
2. FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA
2.1 APTIDÃO FÍSICA E MENTAL
Aptidão é sinônimo de habilidade, competência, capacidade. Tudo isso o ser humano nasce com ou desenvolve ao longo de sua vida. Dizer que o trabalhador está apto é dizer que o mesmo possui condições psicofisiológicas suficientes pra realizar suas atividades laborais de modo seguro sem que venha ocasionar acidentes ou desencadear doenças devido a sua ocupação.
É através do programa PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional/ Norma Regulamentadora 07) que a empresa pode acompanhar a saúde do seu funcionário. Quando há caso de afastamento por conta de Doença de cunho Ocupacional/Profissional e/ou Acidentes de Trabalho o Médico do Trabalho, irá fazer os exames (de retorno ao trabalho) avaliando o estado físico e psicológico do acidentado para diagnosticar se o mesmo possui condições de retornar as suas atividades de rotina se este apresentar resultados negativos a empresa deve encontrar