Aptidão fisica
A aptidão física é a capacidade de os sistemas do organismo (circulatório, respiratório e muscular) funcionarem de forma eficaz, proporcionando menores riscos de doença, permitindo a realização das várias atividades do dia-a-dia, com energia suficiente que permita evitar um cansaço excessivo.
Uma boa capacidade física depende do desempenho global do nosso corpo, que por sua vez depende do desenvolvimento de quatro fatores:
Capacidade Cardio-Respiratória
É a capacidade do coração bombear o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.
A capacidade cárdio-respiratória desenvolve-se através de actividades físicas que envolvam grandes grupos musculares, com movimentos repetitivos, durante um período de tempo superior a 15 minutos (ex: ciclismo, natação, remo, caminhada, corrida, etc.)
Capacidade de trabalho muscular
É indispensável para a aptidão física/saúde, manter níveis de força e resistência adequados. Indivíduos que, para além de exercícios aeróbios realizam exercícios de força e resistência muscular, estão menos sujeitos às fadigas musculares localizadas e os aumentos de pressão arterial sistólica (máxima) durante esforços físicos intensos são menores.
Flexibilidade
É a capacidade de movimentar as articulações com amplitude e sem dor. Todos os movimentos humanos para serem realizados de uma forma económica e com amplitude necessitam de uma certa flexibilidade (uns mais que outros). Executar alongamentos melhora a flexibilidade prevenindo dores nas costas e nos músculos.
Composição Corporal Tem duas componentes, o peso correspondente à massa gorda e o peso correspondente à massa magra. Há pessoas pesadas que não são gordas e pessoas com o peso ideal mas com níveis de massa gorda excessivos.
CAPACIDADES MOTORAS
Capacidade motora é uma qualidade que cada individuo possui, permitindo-lhe realizar determinadas tarefas. Apesar de as nossas capacidades motoras serem determinadas geneticamente (transmissão hereditária), estas