APS
Criptofrafia é uma forma de escrever mensagens cifrada ou em código. Faz parte de um campo de estudos que trata-se das comunicações secretas, entre outras finalidades.
Exemplo:
autenticar a identidade de usuários; autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias; proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.
Uma mensagem codificada por um método de criptografia deve ser privada, então, somente aquele que enviou e quem recebeu a mensagem deve ter acesso ao conteúdo mensagem. Além disso, uma mensagem deve poder ser assinada, a pessa que a recebeu deve poder verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e ter a capacidade de identificar se uma mensagem pode ter sido modificada. Os métodos de criptografia são sefuros e eficientes hoje em dia, também baseiam-se no uso de uma ou mais chaves.
A chave é uma sequência de caracteres, que pode conter digitos, letras, simbolos (como uma senha), que é convertida em um número, utulizando métodos de criptogradia para codificar e decodificar mensagens.
Os metédos de criptografia atuais podem ser subdivididos em duas grandes categorias de acordo com o tipo de chave: a criptografia de chava única e a criptografia de chave pública e privada.
O que é criptografia de chave única? A criptografia de chave única utiliza a mesma chave para codificar e para decodificar mensagens. Apersar de ser um dos métodos mais eficientes em relçao ai tempo de processamento, o tempo gasto para codificar e decodificar mensagens, tem como principal desvantagem a necessidade de utilização de um meio seguro para que a chave possar ser compartilhada entre pessoas ou entidades que desejam trocar informações criptograficas.
Detalhe que a criptografia de chave unica, ou também conhecida como: símetrica, foi a primeita a ser criada.
Chave criptográfica é um conjunto de caracteres formando uma sequência de bits que trabalhando em conjunto com um algoritmo