APS
Em química, o gradiente de concentração indica a alteração no valor da concentração de determinada substância por unidade de espaço. Mais precisamente falando, é definido como vetor gradiente do campo de escalares que representa a concentração. Enzimas que provocam a difusão ativa de substâncias contra um gradiente de concentração, são chamadas de permeasses.
A lei de Fick, estabelecida por Adolf Fick em 1855, modela o fluxo difusivo em função gradiente de concentração em um processo difusivo. Segundo ele, o fluxo difusivo é uma consequência estatística do movimento aleatório das partículas e é diretamente proporcional ao gradiente de concentração. é vetor que indica o movimento efetivo das partículas em difusão, c é a concentração e D é a constante de difusão positivo.
Transporte Ativo
Neste processo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma “porta giratória”. A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.
Transporte acoplado
Muitas membranas pegam carona com outras substâncias ou íons, para entrar ou sair das células, utilizando o mesmo “veículo de transporte". É o que ocorre por exemplo, com moléculas de açúcar que ingressam nas células contra o seu gradiente de concentração. Como vimos no item anterior, a bomba de sódio/potássio expulsa íons de sódio da célula, ao mesmo tempo que faz os