APS
1.1 Biografia de Sócrates Fonte: Imagem do Google
Sócrates – (470-399 a.C), era Ateniense, filho de uma parteira chamada Fenarete e de um escultor chamado Sofronisco. Recebeu uma boa educação e sempre se interessou por filosofia.
Sócrates vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Tornou-se o filósofo por excelência, "amigo do saber". Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade.
Participou do movimento de renovação da cultura e foi um educador popular. Casou-se com Xantipa com quem teve três filhos. Foi soldado de incursões militares como as de Anfipólis e Potidéia. Interessava-se pelos ensinamentos dos filósofos da natureza, como, Anaxágoras, e futuramente iria revoltar-se contra eles alegando que os mesmos buscavam respostas em causas exteriores da natureza, como de costume de filósofos físicos. Despertou interesse pelo estudo da mente humana, e por isso, sondou a alma humana, levantando indagações a respeito de honra, patriotismo, vida, morte, e também sobre a moralidade observado nos cidadãos atenienses. Desenvolvendo seus estudos concluiu que o homem é a sua alma.
Em suas conversas usava um método chamado “maiêutica”, que consiste em forção o interlocutor a desenvolver seu pensamento sobre uma questão que ele pensa conhecer, e pô-lo em contradição. Sócrates dizia ajudar as pessoas darem luz às suas próprias ideias. Diz que Atenas era uma égua preguiçosa, e ele um pequeno mosquito que lhe mordia os flancos para provar que estava viva. Acreditava profundamente que a principal tarefa dos seres humanos era aperfeiçoar seu espírito. Era capaz de ficar durantes horas centrado em si mesmo, em profundos momentos de meditação e reflexão. Não foi por acaso que Pitía, do oráculo de Delfos, o proclamou como o homem mais sábio de Atenas. Sócrates foi convidado para o Senado dos