APS UNIP PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Este trabalho teve como objetivo relacionar matéria teórica aprendida em sala de aula com vivencia em laboratório para aprendizado na prática. Essa condição se deu por meio de experimentos, tendo como sujeito um rato virtual albino.
Para que os experimentos fossem feitos, foi necessário o uso de cronometro, papel, caneta, folhas de registro e o software Sniffy. Os experimentos realizados foram: Nível Operante (NO), Reforçamento Contínuo (CRF) e Treino ao Comedouro (TC), Modelagem (reforçamento de aproximações à resposta desejada – pressão a barra). Extinção (retirada do estímulo reforçador - alimento – diminuindo a freqüência da resposta), e Estímulo discriminativo (Sd) e Extinção respondente (SΔ)
Portanto, baseado nos trabalhos de Skinner, este relatório trata de experimentos com objetivo de mostrar na prática a teoria de reforço aprendido, sendo possível manipular o comportamento do sujeito experimental.
Método
Para a realização do experimento foi utilizado o software de computador Sniffy – O Rato Virtual (2006). Os registros foram feitos em laboratório de informática, com o auxílio de computador equipado com o software. As sessões experimentais foram realizadas em uma caixa de Skinner virtual, na qual podíamos observar o ratinho em suas ações experimentais. A visão da caixa era parcial, podendo-se observar somente uma pequena caixa de som, o bebedouro e o comedouro.
Toda informação foi registrada para que os resultados pudessem ser trabalhados de maneira comparativa, sendo que cada experimento exigiu diferentes procedimentos.
Começamos os experimentos com nível operante (NO), o qual quer dizer que apenas os comportamentos inatos ao indivíduo foram observados.
Foi observado o comportamento do indivíduo durante 15 minutos; para cada minuto, foi observado e anotado comportamentos como farejar, limpar-se e levantar-se, que posteriormente foram comparados com os resultados obtidos no experimento de