APS UNIP CARRO A JATO
1. Objetivo
O objetivo do trabalho de atividades práticas supervisionadas deste semestre, 2°/3° de engenharia ciclo básico, foi de aplicar os conhecimentos adquiridos em pesquisa sobre propulsão à jato.
Para aplicarmos tais conhecimentos tivemos que projetar e construir um carrinho com proporções máximas pré-definidas, que se movimentaria somente à ar comprimido, e deveria transpor uma distância mínima de 5 metros em linha reta.
2. Desenvolvimento e Pesquisa
Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido, gerando impulso (empuxo). Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei de Newton.
A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que todo força é resultado da interação física de dois corpos distintos, ou mesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.
Após termos este conceito amplo, veremos como se aplica ao nosso estudo deste trabalho em questão.
Para utilizarmos desta propulsão precisamos especificamente de um motor a reação, ou um reator, que utilize do principio visto acima para gerar movimento à maquina. Existem vários tipos de reatores com características diversas, diferindo principalmente no tipo de fluido utilizado para gerar propulsão.
O conceito de motor a reação surgiu no primeiro século depois de Cristo, em Alexandria, onde Heron inventou o eolípia:
Este usava vapor direcionado através de dois tubos de modo a conseguir movimentar-se pelo seu próprio eixo (como visto na figura acima). O invento em si nunca fora utilizado como fonte de energia, e seus reais propósitos não foram reconhecidos pelos historiadores.
A propulsão a jato, literalmente, pode ser levada a sério com a invenção do foguete pelos chineses no século